sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Perfil dos estudantes








Contamos com uma clientela de alunos muito diversificada, com faixa etária de 13 aos 50 anos (aproximadamente), 747 alunos distribuídos do 1º ao 3º ano, sendo a maioria composta por alunos oriundos não só da sede, como também da zona rural, vem de famílias de baixo poder aquisitivo, que participam muito pouco ou quase não participam da vida escolar dos seus filhos, deixando de existir com isto a parceria entre escola e família, e na maioria das vezes, a escola assume a responsabilidade sozinha.

Percebe-se que muitos alunos não têm um projeto de vida e também não vêem a educação como uma porta para a minimização das desigualdades sociais. Muitos alunos envolvem-se em atividades trabalhistas no decorrer do percurso escolar, para auxiliar na manutenção das famílias, o que acarreta a desistência, principalmente no noturno. Um fato agravante para o alunado é a inexistência de um curso profissionalizante, ou seja, o aluno conclui o Ensino Médio e não possui um diploma e/ou profissão específica e diante das circunstâncias sociais, poucos ingressam em universidades, seja através do vestibular ou Enem, além disso, nosso município não oferece atividade sociocultural, esportiva, fazendo com que os jovens fiquem totalmente ociosos e migrem para outros municípios e estados em busca de melhores condições de vida.
Em relação à aprendizagem, os alunos apresentam deficiência em leitura e escrita, sendo com mais ênfase no noturno, já que os mesmos são egressos da Educação de Jovens e Adultos e ingressam no Ensino Regular do Ensino Médio, o que gera alto índice de evasão, reprovação e aumento do número de dependências (Progressão Parcial). Este ano, estamos articulando reuniões com a Escola Municipal São Sebastião, visando adequar o nosso currículo do noturno às reais necessidades de aprendizagem dos alunos. As queixas dos alunos e professores são inúmeras, os alunos do noturno, em sua maioria, não estão acompanhando os livros didáticos que receberam; outros alunos que estão em idade-série reclamam que os professores não avançam nos conteúdos e assim fica instaurado um conflito permanente entre direção, professores e alunos.
Temos tentado buscar através de projetos já existentes na escola como “Projeto Leitura de Mundo”, “Educação através da Arte”, “Monitoria” entre outros, resgatar o papel social da escola, para que possamos ter uma educação inclusiva, proporcionando ao discente conhecimentos necessários para atuar criticamente na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calendário Escolar 2010

Calendário Escolar 2010


Nossos parceiros de fé

Nossos parceiros de fé